sexta-feira, 29 de abril de 2011

Entendendo Estrutura de diretórios Linux

O GNU/Linux possui uma estrutura de pastas em forma de "árvore de diretórios". todos os diretórios do sistema estão, de certa forma, conectados ao diretório principal, denominado "/" .
Essa estrutura de diretório em forma de árvore de diretório é baseado na Filesystem Hierarchy Standard (FHS), que é uma ogranização composta por desenvolvedores de distribuições linux, desenvolvedores de pacotes e implementadores de sistemas. As normas da FHS não é seguida a risca pelas distribuições. mais informações site da pathname que contem informaçoes sobre as normas da FHS



/bin (BINary) contém arquivos binários (executáveis) que são frequentimente utilizados pelo sistema.

/dev
(DEVices) contém informações utilizadas pelo sistema para acessar os dispositivos de entrada e saída de dados, como fllopy, HD, cdrom, modem.

/etc
("ETCetera" ou "Editable Text Configuration" ou "Everioment Target Configuration"). Contém arquivos de configurações do sistema. Esses arquivos, são utilizados para controloar operações de um programa. Devem ser estáticos e nao podem ser binários executáveis.

/lib
(LIBray)
Contém bibliotecas essenciais compartilhadas entre programas e módulos do Kernel. As imagens de bibliotecas compartilhadas essenciais, são necessárias para iniciar o sistema e executar comandos do sistema de arquivo raíz "/".

/home
(casa) contém os arquivos dos usuários.


/root
mesma função do /home, grava arquivos do super usuário (root).

/sbin
("Superusuario BINary")
Diretório de programas usados pelo superusuário (root) para administração e controle do funcionamento do sistema.


/mnt (MouNT)
contém diretórios montados temporariamente.

/media

Ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuições mais novas).

/proc (PROCess)
É um diretorio virtual (não existe em seu disco rígido). contém informações sobre o kernel e processos do sistema.

Esse diretório não existe no sistema de arquivo , é criado virtualmente pelo kernel. Diversos programas que fazem sua leitura, verificação configurações do sistema e modificam o funcionamento de dispositivos do sistema através da alteração dos parametros dos arquivos de configurações dos dispositivos. A maioria dos seus arquivos, são textos.

/lost+found
Local para a gravação de arquivos/diretórios recuperados pelo utilitário fsck.ext2. Cada partição possui seu próprio diretório lost+found.

/usr ("USeR" ou "'User System Resources' ")
Contém a maior parte de seus programas. Normalmente acessível somente como leitura.

/var ("variable")
é responsável por armazenar arquivos que tem gravações constantes () como, por exemplo, arquivos de log e spool de impressão.



mais informações:
http://www.guiafoca.org/?page_id=14



http://tldp.org/LDP/Linux-Filesystem-Hierarchy/html/usr.html

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1243/estrutura_de_diretorios_do_linux